As aulas têm, em média, duração de 50 minutos, pois montar realmente é uma atividade física intensa.

As atividades das primeiras aulas dizem respeito à adaptação com “montar um cavalo”, desenvolvimento da musculatura e técnicas para se equilibrar na sela.

Inicialmente o cavalo é escolhido conforme as informações da ficha de inscrição, a posterior, o instrutor poderá mudar, pois estará conhecendo melhor o aluno.

No início, serão abordados conceitos básicos, pois cada cavalo tem sua personalidade, alguns necessitando ser “empurrados” e outros “contidos”. Portanto, o início é uma combinação de entender como se monta e saber fazer o cavalo andar, muito parecido com aprender a dirigir e “trocar” as marchas.

Para se desenvolver na equitação, a pessoa irá, basicamente, passar o tempo andando na pista durante a aula e trabalhando os conceitos, ou seja, aprender por repetição, o que significa um esforço pessoal para colocar em prática os conceitos.

À medida que esses conceitos e habilidades forem se desenvolvendo, a aula irá evoluindo nos movimentos do cavalo, que inicialmente é o passo.

A próxima etapa é fazer o trote de forma correta, o que aumenta a atividade física do cavaleiro, demandando aprimoramento do condicionamento. Aqui já se aplicam novas técnicas para montar, de comandos, a sincronização do corpo com o movimento do cavalo.

Superado o trote, entramos no galope, que é o objetivo de todos, um galope tranquilo e prazeroso. Para galopar, mais conceitos e técnicas serão aplicados, para que haja a conjunção do cavalo e cavaleiro.

A partir desse momento, sabe-se montar e agora já se pode decidir o que fazer: continuar as aulas em uma modalidade equestre ou apenas desfrutar do prazer de um bom galope.

Pergunta que não quer calar: quanto tempo para chegar a um galope prazeroso?

Isso varia de pessoa para pessoa, e aqui usarei um exemplo de duas irmãs: uma apaixonada por cavalos e outra que foi apenas para acompanhar e curtir. A que foi apenas para “curtir” estava galopando muito (mais muito) antes da apaixonada, portanto o tempo é inerente a cada um.